Apresentação

Os Argonautas

Na mitologia grega, conta a lenda que os ARGONAUTAS, aproximadamente 50 jovens heróis, com competências e habilidades específicas, eram os tripulantes da nau ARGO que partiram numa expedição em busca do Velocino de Ouro, de forma a reclamar o trono a que Jasão tinha direito e do qual tinha sido expoliado.

No tempo moderno, com os novos desafios que se apresentam às nossas crianças, os quais incorporam novas oportunidades e constantes decobertas, em função da actual ordem global e dos modelos de organização das sociedades, convidamos todas as crianças a tomarem parte na nova expedição dos ARGONAUTAS, numa saga em busca de novas experiências e aprendizagens que lhes permitam reunir competências que sustentem o seu processo de afirmação na sociedade de amanhã, enquanto indivíduos autónomos, pró-activos e solidários.

Objetivos

OS ARGONAUTAS pretendem ser um espaço estruturante no desenvolvimento da criança, promovendo um ambiente equilibrado onde as crianças possam desenvolver, de forma natural, a sua autonomia, auto-estima, independência, criatividade e sentido crítico.

Assim, é objectivo fundamental dos ARGONAUTAS criar e promover um espaço educativo dinâmico que estimule o desenvolvimento global da criança, no que respeita às suas capacidades afectivas, intelectuais, cognitivas e motoras, promovendo experiências e comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

Uma vez que as dinâmicas de aprendizagem resultam de processos de interacção entre os vários intervenientes do processo educativo, é igualmente objectivo promover relações profícuas e bi-direccionais que envolvam os agentes educativos, as crianças e suas famílias e a comunidade envolvente.

Método Pedagógico

Acreditamos que a criança desempenha um papel activo na construção do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma, OS ARGONAUTAS segue o método da pedagogia de projecto em que a criança deve ser entendida como sujeito do processo educativo e não como objecto.

A pedagogia de projecto considera um conjunto de actividades com origem em problemas concretos ligados à realidade social, que privilegia a iniciativa e os interesses da criança, permitindo percursos autónomos de aprendizagem e de desenvolvimento que, ao mesmo tempo, são facilitadores de inserção no grupo, no meio e construtores de uma estrutura pessoal estimulante e valorizante. A participação de cada criança nas actividades do grupo decorre da concertação do seu próprio projecto pessoal no projecto colectivo. Desta forma, o grupo existe como um espaço e um tempo de interacção, onde cada educador promove um processo dinâmico e interpessoal com a criança, na sua especificidade, integrando o conceito de educação.

Esta relação gira em torno de três pilares fundamentais: Criança / Educador / Meio, privilegiando OS ARGONAUTAS a relação com as famílias, promovendo o diálogo e uma participação activa.

Toda a nossa acção educativa está concentrada no desenvolvimento global e equilibrado da criança. De acordo com os princípios básicos das orientações curriculares dividimo-la fundamentalmente em três grandes áreas de desenvolvimento de competências:

    • Área da Formação Pessoal e Social – privilegia a forma como a criança se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo. Promove atitudes e valores de interacção social com os seus pares e com os adultos.
    • Área da Expressão e da Comunicação – engloba as aprendizagens associadas ao desenvolvimento psicomotor e simbólico, indispensáveis para que a criança possa representar o seu mundo interior e aquele que a rodeia.
    • Área do Conhecimento do Mundo – potencia a curiosidade natural da criança e a sua necessidade de compreender tudo o que a rodeia, incentivando a criança a ter prazer em aprender, criando oportunidades de contacto com diferentes experiências e contextos.

Esta dinâmica pedagógica permite ainda, entre os educadores, uma troca de pontos de vista entre todos e liga-os nos diferentes momentos pedagógicos em termos da sua concepção, planeamento, realização e avaliação.